top of page

Rojoada Tradicional

Da ementa da rojoada tradicional de Sever do Vouga constam:

 

Rojões com grelos

Papas carolas

Sangue cozido

Fígado cozido

Arroz de fressura

Rojões com Grelos

Ingredientes:

                2 Kg de carne de porco (de preferência Lombo e barriga)

                2 colheres de sopa de sal

Modo de preparação:

 

Deixa-se a carne já cortada a tomar sal durante pelo menos 8 horas. Numa panela de ferro colocam-se os pedaços de carne, e levam-se ao lume (lareira) em fogo brando, para que não crestem de repente, devem cozer lentamente para que fiquem tenrinhos. Nota: a carne deve ter alguma gordura para permitir o estrugir da carne na sua própria gordura. Deixam-se cozer em fogo lento até que estejam tenros, e só depois se activa a fogueira, voltando-os constantemente com jeitinho, para que não crestem nem se desmanchem, devem ficar inteiros e loiros. Acompanhados com grelos cozidos.

Papas Carolas

Ingredientes:

                0,5 Kg de carolo

                2 ou 3 ossos da suã

                Sal q.b

                Água q.b.

                Açúcar e canela para polvilhar (facultativo)

                Molho dos rojões ainda quente

                Uma pitada de cominhos

Modo de preparação:

Peneiram-se os carolos guardando-se separadamente a farinha do acto de peneirar. Lavam-se os carolos para que a casca do milho seja retirada. Numa panela de ferro coloca-se água, os ossos da suã e sal. Leva-se a panela ao lume e deixam-se cozer os ossos e só depois se acrescentam os carolos já peneirados e lavados. Depois de cozidos os carolos, retiram-se os ossos e vai- se acrescentando aos poucos e sem parar de mexer com a colher de pau, a farinha fina que havíamos guardado até que ganhe a consistência desejada (não devendo ficar espessas, pois engrossarão naturalmente à medida que forem arrefecendo). Antes de se retirar panela do fogo deita-se uma pitada de cominhos. Servem-se em tigelas, e por cima, enquanto quentes, polvilham-se com açúcar e canela, quem quiser poderá colocar ainda uma colher de pingue quente.

Sangue Cozido

Modo de preparação:

Coze-se o sangue em água e sal. Depois de cozido esfarela-se e deita-se em travessas. De seguida salpica-se com alhos picados, rega-se com um pouco do pingue dos rojões e polvilha-se com umas pedrinhas de sal.

Fígado Cozido

Modo de preparação:

O fígado é cozido em água e sal. Depois de cozido corta-se às iscas, que se passam uma por uma pelo molho dos rojões (pingue). Comem-se acompanhadas de pão de milho (broa).

Maria João Rodrigues

Nº 23

12º K

Prova de Aptidão Profissional

Curso Profissional Técnico de Turismo

bottom of page