Distrito de Aveiro
Folares de Vale de Ílhavo
Leite Creme
Arroz Doce à Moda de Ílhavo
Papas de Abóbora
Papas de Carolo de Milho
Folares de Vale de Ílhavo
Ingredientes:
1 kg. de farinha;
10 ovos;
2,5 dl. de azeite;
30 grs. de fermento de padeiro;
200 grs. de açúcar;
açúcar pilé, sal, farinha e gema q.b..
Modo de preparação:
Fermento:
Junta-se a ½ de farinha o fermento e a água quente. Amassa-se bem.
Quando os ingredientes estiverem bem misturados e amassados, cobrir com um pano e deixar fermentar até atingir, sensivelmente, o dobro do volume inicial.
Massa:
Mistura-se num alguidar de barro a farinha, os ovos inteiros, a manteiga derretida, a massa com o fermento, o açúcar, a canela e um pouco de sal. Amassa-se tudo muito bem (segundo as especialistas, até a cara suar). Se a massa estiver dura, vai-se molhando as mãos em água quente e continua-se a amassar.
Levantar um bocado de massa nas mãos. Se a massa que vem nas mãos se separar da restante, esta está pronta para repousar (para tirar a massa das mãos, é conveniente esfrega-las com um pouco de farinha). Deixar repousar sensivelmente 12 horas.
Ao fim de 12 horas, tocar levemente na massa, se no local que foi tocado a massa vier logo para cima, está pronta a ser tendida (fazer os folares).
Depois de tendidos decoram-se com ovos previamente cozidos com cascas de cebola, que se prendem com correias da mesma massa.
Vai a cozer em forno de lenha.
Temperatura do forno:
Depois de serem retiradas as brasas do forno, vai-se pondo folhas de papel ou de couve no lar do forno. Enquanto as folhas se queimarem, não se pode pôr o folar no forno.
