Distrito de Aveiro
Arroz de Lampreia
Ingredientes:
1 lampreia
1 copo de vinho tinto
5 dentes de alho
1 colher de sopa de banha
1 cebola grande
1 ramo de salsa
1 limão
Amanho
Mergulhar a lampreia ainda viva em água a ferver para que possa ser bolada
Com a ajuda de uma faca.
De seguida, lava-se bem lavada e corta-se- lhe a cabeça. Entretanto tem-se uma vasilha preparada com um pouco de vinho tinto, para recolher o sangue que se conseguirá abrindo-a até aos buraquinhos e espremendo-a. No umbigo abre-se um rasgo e puxa-se com cuidado para que a tripa saia juntamente com o umbigo. Nos buracos limpa-se a parte interna.
Marinagem
Depois de limpa e amanhada corta-se aos pedaços que se mergulham na vasilha que contem o sangue e o vinho. Acrescenta-se o sal, bastante alho (mesmo com alguma casca) e um pouco de piri-piri.
Deixa-se a lampreia a marinar neste preparado durante bastantes horas, pelo menos de véspera, ou, em caso de muita urgência, no mínimo durante duas horas.
Modo de preparação:
Uma boa colher de banha, uma cebola grande, um bom ramo de salsa. Depois de picada a cebola, deita-se na banha, e deixa-se alourar, junta-se a salsa, adiciona-se de seguida os pedaços da lampreia que devem refogar durante 15 minutos e só depois se acrescenta a marinada. Deixa-se levantar fervura e acrescenta-se um pouco de água, deixa-se ferver um pouco mais e junta-se a restante água e só depois se adiciona o arroz, apenas o suficiente de forma a que fique bem malandrinho.
Corrige-se o tempero, e, antes de se retirar do fogo espreme-se o limão por cima (que lhe irá conferir um paladar muito especial).
Está pronto a servir. Sirva-o bem quente, de preferência no próprio tacho.
