Distrito de Aveiro
Caldeirada de Enguias à Pescador
Enguias de Escabeche
Caldeirada de Enguias à Murtosa
Arroz de Lampreia
Chocos à Lagareiro
Cricos à Zezão
Cricos à Zezão
Ingredientes:
1,2 Kg de enguias
500 gramas de berbigão (limpos de areia, preferencialmente em água do mar durante 2 horas antes de confeccioná-los)
1 tomate grande e maduro
4 dentes de alhos
1 chouriço vermelho (preferencialmente picante)
1 Copo de vinho branco
1 limão
1 ovo cozido
Coentros que baste
Azeite que baste
Fatias de pão saloio torradas
Modo de preparação:
Num tacho apenas com um pouco de água (do mar) para cobrir o fundo abrem-se os berbigões. Logo que estejam abertos, apaga-se o lume, retiram-se os berbigões do tacho com uma escumadeira, resguardando a água pois esta servirá para confeccionar o molho (caso não tenha água do mar, usar água normal com sal suficiente para temperar).
Numa frigideira larga, aloura-se os alhos picados junto com o chouriço as rodelas (caso não queira picante use um choriço normal), com azeite em lume brando, quando os alhos começarem a ficar alourados, junta-se o vinho branco e deixa-se evaporar o álcool, logo em seguida junta-se o tomate bem picado e sem pele mexendo sempre com o lume brando ate o tomate cozer. Junta-se um pouco da água de abrir os berbigões com o cuidado para não trazer areia. Convém deitar pouca água para que o molho não fique salgado, pois estamos a juntar água do mar com respectivo sal.
Deixa-se cozer até formar um molho homogêneo e ligeiramente espesso. Quando o molho estiver no ponto ( ligeiramente espesso), juntam-se os berbigões abertos e os coentros picados e mistura-se com cuidado. Verta por cima de duas torradas de pão, enfeite com limão e polvilhe com o ovo picado e sirva de imediato.
