Distrito de Aveiro
Lampreia com arroz à Ti Marizé
Ingredientes:
1 lampreia;
4 dl. de vinho tinto bom;
1,5 dl. de azeite;
2 dentes de alho;
1 folha de louro;
1 ramo de salsa;
4 colheres de sopa de vinagre;
cebolinhas;
alho porro;
sal, pimenta q.b..
Modo de preparação:
Uma lampreia viva é dependurada, amarrada pela garganta. Corta-se-lhe, então, a ponta do rabo, colocando-se por baixo uma tigela com um pouco de vinagre para aproveitar todo o sangue.
Feito isto, corta-se a cabeça e mergulha-se rapidamente em água a ferver e logo se estende sobre uma tábua onde será raspada com uma faca. Abre-se de seguida, a garganta e por trás do umbigo, dando dois golpes para extrair as tripas. Estas contêm um líquido que é muito amargo, pelo que devem ser extraídas devagar e de uma só vez.
À parte, prepara-se o molho no qual a lampreia deve marinar de véspera. O molho é constituído por vinho tinto, alho, louro, alho-porro, cebolinhas e pimenta.
Prepara-se um refogado com cebola picada, azeite. Quando o picado estiver bem louro juntam-se as postas da lampreia. Tudo isto se estufará durante algum tempo. Quando a lampreia estiver meio cozida, deita-se o molho onde a lampreia esteve a marinar deixando ferver até o molho engrossar (se for ovada, as ovas devem ser misturadas com o molho).
A acompanhar leva o vulgar arroz branco, no qual quem quiser pode misturar o molho.
